Em jogo emocionante, Ronaldo brilha e Brasil vai à semifinal em Atlanta

Dos 13 jogadores que entraram em campo para defender a Seleção Brasileira no dia 28 de julho de 1996 pelas quartas de finais dos Jogos Olímpicos de Atlanta, seis estariam no time vice-campeão do Mundo na França, dois anos mais tarde, sendo cinco deles titulares na Copa. Além disso, outro jogador deixou de ir ao mundial por grave lesão sofrida meses antes. Isso dá a dimensão da força daquele time olímpico comandado Mário Jorge Lobo Zagallo.

Além do goleiro Dida, que foi à Copa de 98 como o terceiro homem da posição, estavam naquele time o zagueiro Aldair, o lateral-esquerdo Roberto Carlos, o meia Rivaldo e os atacante Bebeto e Ronaldo, todos eles titulares do Brasil na Copa. Juninho que na época ainda não era conhecido como Paulista, também estaria lá não fosse por uma contusão. Some a essa turma os bons Flávio Conceição e Zé Maria e o Brasil era o favorito a vencer a seleção de Gana.

E de fato venceu, avançando para as semifinais, mas não foi nada fácil: emocionantes 4 a 2 para a Seleção Brasileira com destaque para o ainda jovem e com numeração reserva, Ronaldinho, como ainda era chamado e que mais tarde ganharia o apelido de fenômeno. Jogando com a camisa 18, ele fez dois gols decisivos. O segundo foi um golaço.

O Brasil saiu na frente quando aos 16 minutos Roberto Carlos levantou a bola na área, Rivaldo dominou no peito e foi surpreendido pelo zagueiro Duodu que se antecipou e marcou contra. Pouco depois Gana daria mostras das dificuldades que o Brasil teria, quando Akunnor cobrou falta com muita violência, empatando o jogo aos 22 minutos.

Como dificuldade pouca para o Brasil em Olimpíadas é bobeira, Gana virou o jogo aos sete minutos da segunda etapa. O mesmo Akunnor do primeiro gol foi ao fundo e cruzou para Aboagye mergulhar no meio da defesa brasileira e cabecear sem chances para Dida.

O susto, porém, durou pouco tempo graças a Ronaldinho e Juninho Paulista. O já veterano Bebeto sofreu falta na entrada da área aos 11 minutos e viu o camisa 9 Juninho cobrar rapidamente para Ronaldo que já invadia a área. Desprevenida, a defesa ganesa tentou evitar em vão a finalização do futuro fenômeno.

Após o empate, o Brasil descobriu o lado direito da defesa adversário como um bom ponto a ser explorado. Por lá, aos 16 minutos, Ronaldinho recebeu ótimo passe de Bebeto, avançou nas costas da zaga e sem ângulo, bateu com efeito, na outra trave, aproveitando a saída desesperada do goleiro para recolocar o Brasil à frente.

Já aos 30 minutos foi a vez de Bebeto receber ótimo passe de Flávio Conceição. O camisa sete avançou pela esquerda e surpreendeu o goleiro quando aparentemente sem condições de chute, bateu no ângulo direito do atônito Addo, fechando o placar em 4 a 2.

Ficha técnica

Brasil 4×2 Gana

Data: 28/07/1996
Competição: Jogos Olímpicos de Atlanta
Local: Estádio Orange Bowl
Público: 45.257 pagantes
Cidade: Miami (Estados Unidos)
Árbitro: Piron Unprasert (Tailândia)
Auxiliares: Yuri Dupanov (Bielorrússia) e Luis Torres Zuniga (Costa Rica)
Cartões amarelos: Juninho Paulista (BRA); Sabah, Yahaya, Aboagye e Duah (GAN)
Cartão vermelho: Sabah, 38’ do 2ºT.
Gols: Duodu (contra) 16’ e Akunnor 22’ do 1ºT; Aboagye 7’, Ronaldo 11’, Ronaldo 16’ e Bebeto 30’ do 2ºT.

Brasil: Dida [Cruzeiro]; Zé Maria [Flamengo], Ronaldo Guiaro [Atlético-MG], Aldair [Roma] e Roberto Carlos [Internazionale-ITA] (André Luiz) [São Paulo]; Zé Elias [Corinthians], Flávio Conceição [Palmeiras], Rivaldo [Palmeiras] (Amaral) [Palmeiras] e Juninho Paulista [Middlesbrough-ING]; Bebeto [La Coruña-ESP] e Ronaldo [PSV Eindhoven-HOL].
Técnico: Zagallo.

Gana: S. Addo; Duodu, Kuffour e J. Addo; Amoako (Hagan), Yahaya, Akunnor, Sabah e Duah (Osei); Arhinful, Aboagye.
Técnico: Samuel Arday

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s